03/06/2010

Dar abrigo a quem tem frio


Serapias cordigera L.

As orquídeas são magníficas e complexas, mas o que as levou às formas que temos vindo a apreciar não foi, como já contámos, a intenção de nos agradar. O testemunho desta flor serve hoje para mitigar a ideia de que, em geral, as orquídeas obtêm serviços dos insectos à custa de sedução e engodo, explorando-lhes as fraquezas. Este satirião-de-flores-grandes, tal como a erva-borboleta, é um poço de virtudes. Como lança as primeiras folhas do ano no fim do Inverno e prepara a floração até Abril, sabe quão desagradáveis podem ser as noites frias ou com chuva forte no Mediterrâneo, Portugal e Galiza. Por isso oferece aos polinizadores uma pousada aconchegante formada por vários capuchinhos de tépalas, pilosos e perfumados; e nos aposentos, para um sono mais regalado, até deixa néctar ao dispor dos hóspedes. Além disso, num gesto cerimonioso de boas-vindas, estende uma passadeira púrpura e fofa à entrada (que a alguns lembra apenas uma língua marota).

Este vistoso labelo cor-de-ferrugem permitiu-nos detectar meia dúzia de pés à beira de uma estrada à saída de Côja, nas cercanias da serra do Açor. É um torrão que lamentavelmente não é inglês, e em pouco tempo estará coberto por casas ou estações de serviço.

The orchid squad - Regular patrols to protect rare wild flower

Officers have introduced patrols around the lady’s slipper flower, whose Latin name is Cypripedium calceolus. (...) Critics have questioned the use of police time to guard a plant and some Lancashire residents complain that priorities are skewed. Christopher Brandon, 32, said: “It sounds as if this plant is getting better protection than the Queen. Anyone would think a life was at stake, rather than just a pretty flower.” The law is clear. It is an offence to uproot any plant, bulb or flower on the European protected species list. Wild flowers belong to the owner of the land on which they grow and taking them could be classified as theft. Such is the importance attached to the lady’s slipper that it has been given a log number on the police computer, allowing a speedy response should anyone try to do more than admire it.


Já explicámos de onde deriva o termo genérico serapias; o epíteto cordigera indica o mesmo que cordiforme - ambos nomes recentes, posteriores à descoberta surpreendente de que alguns de nós têm coração.

3 comentários :

Francisco Clamote disse...

Todos os dias, lições novas. Obrigado.

Lara disse...

A cada dia me surpreendo com a variedade de flores que existem por cá e para as quais nunca havia reparado . É caso para dizer que a beleza anda por aí , nós é que andamos tão "despassarados" que nem a vemos .

Maria Carvalho disse...

Também a surpresa nos move.