06/05/2008

108 Old Brompton Road


Cistus x purpureus - The Royal British Society of Sculptors

O nome desta espécie talvez seja entendido por alguns como referência a um campeonato, sendo a equipa Cistus visitada pela Purpureus, soando esta última designação como um oportuno disfarce a uma turma que tem andado desavinda com a glória. Desengane-se o leitor. E se ainda aí está, ouça a história do cruzamento de franzidos e nervuras que deu origem ao x.

O Cistus x purpureus (orchid rock-rose) é um híbrido de Cistus creticus e Cistus ladanifer, arbustos de folha perene comuns na região mediterrânica que se propagam e hibridam facilmente. Apreciam bosques de pinheiros e montes áridos, são polinizados por abelhas e as suas flores não duram mais de um dia: abrem de manhã, a meio do dia o curto estilete, com um estigma que parece um botão branco, alonga-se, e as pétalas caem ao fim da tarde.

A espécie Cistus creticus, que pode atingir 1m de altura, tem folhas cobertas de penugem branca, margens onduladas e nervação vincada; as flores são grandes (6cm de diâmetro), com pétalas enrugadas de cor magenta, e nascem em grupos de 3 a 5. Os espécimes de Cistus ladanifer são em geral mais altos, têm folhas lanceoladas e viscosas de resina que rescende a montes quentes; as flores são solitárias, grandes (10cm), num aparente desalinho de pétalas amarrotadas e brancas com uma manchinha púrpura na base, destacando-se no conjunto um centro amarelo com numerosos estames. O ládano, substância usada em farmácia e perfumaria, é obtido das folhas desta planta.

O resultado deste encontro feliz é a média esperada: um cultivar de jardim com porte majestoso, folhagem aromática, folhas lanceoladas mas de margens levemente onduladas e flores grandes (7cm) de pétalas enrugadas, magenta com manchas de cor púrpura, que se agrupam em trios na ponta dos ramos. Um triunfo de criação que inspira artistas e suscita justa inveja divina.

7 comentários :

Carolina disse...

Acabei de roubar os vossos Myosotispara o meu blogue.
Espero não se incomode com o "desvio".!
;)))99

Maria Carvalho disse...

Carolina: "Desvie" à vontade. O seu interesse sabe-nos bem, é o que nos anima.

gintoino disse...

É sem duvida uma planta fantastica. Tenho um plantado no meu jardim (desde há um ano)e o mês passado brindou-me com um espectaculo de cor.

Maria Carvalho disse...

gintoino: A floração da de Old Brompton Road só agora está a começar. Esta espécie é como alguns de nós que preguiçam menos em ambiente mais soalheiro.

Anónimo disse...

na minha agenda tinha programado comprar uma destas estevas em Vilar d'allen. vou lá amanhã ;-)

Maria Carvalho disse...

Tivesse eu espaço em casa e encontrar-nos-íamos em Villar d'Allen amanhã. Já estou a imaginar a cena à saída: duas figuras felizes abraçadas cada uma ao seu arbusto magenta e a lançar uma à outra um aceno cúmplice. Hã?... Ah, pois, sendo anónimo não o poderia reconhecer deste modo, tem razão...

bettips disse...

Das coisas que me encantam "lá", os bocados de terra/jardim disseminados e um altar à Natureza que se faz dum canto. Eles longe e vós aqui mais perto, ao alcance de um dedo...
Abçs