17/07/2007

Tristânia


Lophostemon confertus - Jardim Botânico do Porto

Em 1982 o género australiano Tristania foi revisto e dividido em três, Tristania, Lophostemon e Tristaniopsis. O exemplar das fotos tem uma placa com a menção Tristania conferta mas é de facto da espécie Lophostemon confertus. Estes géneros (cuja designação inicial homenageia o naturalista francês Jules de Tristan (1776-1861)) são, a par do Eucalyptus, dos mais valiosos para a economia australiana associada à exploração de madeiras. O tronco dos espécimes de Lophostemon confertus cresce a prumo, podendo atingir 40m de altura e 3m de diâmetro; com a copa densa, formam árvores de porte muito elegante.

O ritidoma é rugoso e acinzentado na base, mas liso e rosado no topo, como o dos eucaliptos, sendo a madeira cor-de-rosa. Por ser tão bonita é popular em decoração; foi mesmo usada nos soalhos do Teatro de Ópera de Sydney. A folhagem agrupa-se em conjuntos acamados (confertus) no extremo dos ramos, parecendo espiralar. As flores têm numerosos estames, como é usual nas mirtáceas, mas aqui distribuem-se em cinco vistosos penachos (lophos).

Uma nota para os nossos zelosos «jardineiros»: vários livros sobre flora australiana, como Forest trees of Australia de D. J. Boland et. al. (CSIRO Publishing, 1999), consideram esta espécie apropriada para formar zonas de sombra e sobretudo para ornamentar parques e ruas: é que resiste bem a podas violentas e repetidas. Talvez por isso o nome tristânia lhe assente tão bem.

2 comentários :

a d´almeida nunes disse...

Passei por aqui, apeteceu-me deixar um comentário, ter-me-ei atrapalhado com as tecnologias, não ficou nada.
...
Dizia eu que a propósito de eucaliptos ando com um problema de classificação de um com flores vermelhas...
E que estava a contar com a colaboração do dias-com-arvores para uma ajuda a catalogar as árvores e arbustos do Jardim do Solar do Visconde da Barreira.
Irei dando notícias...
António

Paulo Araújo disse...

Caro António:

Já fui espreitar os seus eucaliptos de flor vermelha, e de facto não parecem os dois da mesma espécie. Mais logo, quando chegar a casa, vou consultar alguns livros para ver se confirmo a sua identificação.