08/05/2007

Petição

LISBOA TEM QUE SER RESSARCIDA PELO ABATE DAS ÁRVORES NO CAMPO PEQUENO! «Face ao escandaloso abate levado a cabo pela CML/Espaços Verdes de cerca de 200 plátanos e jacarandás no Jardim do Campo Pequeno, árvores na sua maioria de grande porte, e em nosso entender, em bom estado fitossanitário (dado o levantamento fotográfico das árvores abatidas e dos cotos); vimos pelo presente dar VOZ AO NOSSO PROTESTO, EXIGIR que sejam apuradas RESPONSABILIDADES e que Lisboa e quem nela vive, trabalha e visita SEJAM RESSARCIDOS POR ESTE ABATE.»

imagem do blogue CIDADANIA LX

2 comentários :

Anónimo disse...

Talvez seja lateral a esta questão, mas poder-me-iam esclarecer se os plátanos são árvores que podem ser recomendadas para espaços públicos? Ouvi dizer que eram árvores potencialmente nefastas para certos tipos de pessoas com patologias respiratórias, as quais não sei precisar. Obrigado pelo esclarecimento.
H.T.

Paulo Araújo disse...

Todas as árvores e plantas em maior ou menor grau largam pólen e afectam as pessoas que sofrem desse tipo de alergia. O plátano anda longe de ser das "piores": as oliveiras, por exemplo, causam alergias mais graves. E ainda há os campos de cultivo, os relvados, etc.: nada disso é inocente. Mandar cortar as árvores não resolve o problema das alergias na Primavera e cria outros muito sérios (maior poluição atmosférica, falta de sombra e de frescura no Verão...).