11/01/2007

Capuchinho laranja

O mundo anda entediado, ou aflito com o ano ainda por cumprir. A herbácea Chasmanthe floribunda (iridácea sul-africana), contagiada pelo aborrecimento geral, não consegue conter nesta altura os embaraçosos e sonolentos bocejos das suas flores.



Conhecida em inglês como cornflag (ou Aunt Elisa por ter sido anteriormente classificada no género Antholyza), a C. floribunda é, das três espécies do género, a mais alta e vistosa. Um renque de pés dela está agora em flor junto ao prado de Serralves. A folhas têm formato de espada e dispõem-se em leque; nasceram no início do Outono de bolbos que estiveram adormecidos desde a Primavera. As inflorescências são espigas achatadas com flores cor-de-fogo (amarelas no cultivar albino C. floribunda duckittii) parecidas com pequenas trombetas inclinadas com a pétala superior mais longa.

Chasmanthe deriva dos termos gregos chasme, bocejante, e anthe, flor. Floribunda é um merecido piropo latino: significa profusamente florida.

2 comentários :

Anónimo disse...

Boa tarde. Gostaria de saber como os posso contactar por email para tirar uma dúvidas sobre uma peça para uma revista do JN. Obrigada

Paulo Araújo disse...

Boa tarde. O nosso contacto é dias-com-arvores(at)sapo.pt