17/04/2006

Notícia: Carvalho classificado em Montalegre

.
Carvalho da Forca: Árvore de Interesse Público (no site oficial da CM): «Plantado na Praça do Município, este exemplar arbóreo foi finalmente classificado como de alto valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico.
É um dos emblemas mais característicos da vila de Montalegre que viu finalmente ser-lhe reconhecido o seu alto valor patrimonial. Falamos do "Carvalho da Forca" (espécie Quercus robur L.), erguido na Praça do Município (em frente ao edifício da Câmara Municipal).
O projecto camarário Ecomuseu de Barroso coordenou o processo de classificação do carvalho, como ?Árvore de Interesse Público?. (...)» .


Árvore elevada a Interesse Público (no Jornal de Notícias) : «Para assinalar a atribuição da classificação, a Câmara colocou uma placa junto à árvore. "Desta forma, todos saberão que estão perante uma Árvore de Interesse Público, que deve ser preservada", explica o presidente, Fernando Rodrigues, para quem o velho carvalho poderá constituir mais um motivo de atracção turística para o concelho.»

Carvalho da Forca (no blogue TdB - Terras de Barroso) : «(...) Tal como o "Carvalho da Forca", também, outros carvalhos, nomeadamente os da zona envolvente do Castelo de Montalegre, poderiam ser objecto de outras propostas de classificação, mas para que tal acontecesse não poderiam ter sido sujeitos à poda bárbara que lhes deferiram num passado recente. (...)»

Montalegre - Wikipédia
SCETAD - Câmara Municipal de Montalegre
.

Sem comentários :