06/10/2005

Divinas



Fotos: pva 05 - flores de Protea sp. em Angra do Heroísmo e nos Kew Gardens

Estas são flores de arbustos sul-africanos do género Protea, talvez o mais conhecido da família Proteaceae, designados por sugar bushes nas regiões de origem pela abundância de néctar das suas flores. A época da floração varia com a zona e o clima, entre nós começa no Inverno; e, para que não passem despercebidas, um invólucro de belas brácteas agiganta cada flor e abre-se progressivamente como um guarda-chuva. O nome Protea assinala a grande variabilidade destas flores, já que Proteus, deus grego do mar, era capaz de adquirir qualquer forma.

4 comentários :

Anónimo disse...

Onde podemos ver estas flores em Angra? Gostava de conhecer o arbusto ao natural. Sempre me surpreenderam estas flores porque vejo nelas um misto de fragilidade e robustez, um misto de natural e artificial, uma contradição permanente que me sugere a própria ambivalência humana.

Maria Carvalho disse...

O arbusto da foto está nos jardins da residência do ministro da República; a entrada é pela Canada Nova, à frente do novo Centro Cultural. A licença para o visitar foi dada por gentileza do guarda.

Maria Carvalho disse...

E há duas Proteas com flores no Jardim Botânico do Porto, junto ao lago.

Anónimo disse...

Vendo Proteas em vaso:

vitorino.rocha.2@netvisao.pt