28/06/2005

Os nomes das árvores - Albizia julibrissin

.
São diversos os nomes comuns desta árvore com flores de longos estames sedosos: "árvore-da-seda", "acácia-de-Constantinopola" (em francês e italiano), "mimosa rosa" (em francês), simplesmente mimosa (em algumas zonas dos Estados Unidos) e albízia-de-Constantinopola ou apenas albízia, vocábulo derivado directamente da designação científica do género: Albizia julibrissin Durz. .
Esta deve-se ao botânico italiano Antonio Durazinni que adoptou na sua nomenclatura o nome do introdutor da espécie na Europa, o naturalista amador Filippo degli Albizzi, que a trouxe da capital do império Otomano em 1745. No entanto esta árvore não é originária da Turquia mas de uma zona que se estende do Irão à China e "julibrissin", o designativo da espécie, deriva do seu nome persa.
Ao vê-la assim grácil nas ruas das cidades poucos imaginarão que o seu habitat natural - florestas, ravinas batidas pelo sol, margens de rios - se estende acima de 2000 metros nos Himalaias!

4 comentários :

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Gostava de saber a diferença entre Albízia e Koelreutéria. Agradeço desde já

Paulo Araújo disse...

Seria mais difícil descrever as semelhanças, pois de facto essas duas árvores não são nada parecidas uma com a outra. Se fizer uma pesquisa de imagens no Google pelo nome científico (Koelreuteria paniculata), verá que tanto a folhagem como sobretudo as flores e os frutos não têm qualquer parecença com as da Albizia. Esta última é uma leguminosa, aparentada com as acácias, e os frutos dela são vagens.

Unknown disse...

Gostaria de saber se a flor da albizia quando cai (dado que são um aglomerado de pêlos) pode provocar alergias.

Maria Carvalho disse...

Não sabemos, Filipe. Contudo, em geral, é o pólen que causa alergias, e o mais provável é que ele, quando a flor cai, já esteja gasto.