06/02/2005

Dos jornais- Derrubado o eucalipto de S. Pedro de Arreigada

.
«Eucaliptus globulus (...)
Eucalipto da Arreigada, que fica no lugar da Arreigada na freguesia de Lordelo, do concelho de Paços de Ferreira. É um eucalipto majestoso que tem as seguintes dimensões: altura- 52 m.; perímetro do tronco (P.A.P)- 7,10 m.; altura do tronco até às primeiras pernadas- 13, 5 m.; volume do tronco- 40,30 m3 » p. 71
É nestes termos que Ernesto Goes no seu livro Árvores monumentais de Portugal, se refere ao chamado eucalipto de S. Pedro ou da Arreigada que foi ontem foi derrubado.

Em 21 de Março de 2003, o possível abate desta árvore foi notícia de primeira página na edição nº 221 do "Imediato", jornal regional de Paços de Ferreira: «Não deixa de ser irónico que no "Dia Mundial da Árvore" que se torne pública a manifesta vontade de abater uma árvore que é já símbolo da Freguesia de Arreigada. Quem não conhece o majestoso Eucalipto de S. Pedro, com as suas anormais dimensões, e enormes braços ramificados. É certo que não é uma árvore autóctone, não está em local privilegiado, nem prima propriamente pela beleza estética, mas há valores que são superiores a tudo isso. S. Pedro de Arreigada não será o mesmo sem o seu "Calitre" como os mais idosos o recordam na linguagem popular.» (ler)
.
Pelos vistos ninguém acudiu à árvore pois na edição nº262 (8/6/2004) deste jornal confirmava-se o perigo previsto: «um tronco de grandes dimensões cedeu da árvore e caiu sobre um poste de electricidade e outro dos telefones, destruindo-os» (ler notícia: Maior árvore do Concelho está a cair )
.
Ontem foi finalmente derrubado este enorme eucalipto que decerto vai deixar imensas saudades nos habitantes locais : «Dezenas de populares da freguesia de Arreigada, Paços de Ferreira, assistiram ontem de manhã ao derrube de um eucalipto com cerca de 50 metros de altura e mais de cem anos de vida, que já constituía uma espécie de ex-libris da localidade. » (ler no Comércio do Porto)

2 comentários :

Unknown disse...

Adorei! Farei um trabalho escolar sobre o eucalipto e gostaria de colocar alguma foto dele, mas não encontro em lugar algum. Por acaso não tem nenhuma foto da respetiva notícia?

Paulo Araújo disse...

Lamento, mas não temos quaisquer fotos deste eucalipto.