29/12/2004

O Mundo da Camélia - Livro

.








Por força da jardinagem pública de alguns municípios nortenhos, o interesse pelo cultivo das camélias tem conhecido entre nós, nos últimos anos, um ressurgimento promissor. Afinal temos ilustres pergaminhos a defender: na segunda metade do século XIX, no Porto, José Marques Loureiro teve no Horto das Virtudes um dos mais importantes estabelecimentos hortículas peninsulares, que contribuiu decisivamente para a voga das camélias em jardins públicos e privados tanto no norte de Portugal como na Galiza. O livro que agora aqui trazemos, O Mundo da Camélia, é o melhor testemunho do renovado vigor dessa tradição.

O livro, com cerca de 170 páginas, contém um resumo, muito bem documentado, da história da camélia e da sua introdução no Ocidente, indicações sobre cultivo e métodos de propagação, descrição das moléstias mais comuns, e finalmente uma listagem de mais de seiscentas variedades, todas elas ilustradas com excelentes fotos acompanhadas por descrições sumárias. Todas as flores foram fotografadas pelos autores em viveiros portugueses (em especial na Quinta Vilar de Matos, na Junqueira, Vila do Conde), e são incluídas não só variedades de Camellia japonica, mas também de C. sasanqua, de C. reticulata, de C. higo, de camélias híbridas, e de outras espécies raras em cultivo como a C. irrawadiensis e a C. chrysantha (que tem a particularidade de dar flores amarelas).
.
Em suma: uma obra que honra a horticultura portuguesa e talvez a ajude a recuperar algum brio, numa época em que a maioria dos ditos hortos não são mais que entrepostos de venda de plantas importadas, e o contributo nacional para a literatura sobre plantas e jardinagem é quase inexistente. Pena é que esta edição, de tão escassamente divulgada, seja quase clandestina.
.
Título: O Mundo da Camélia
Autores: Veiga Ferreira e Maria Celina
Ano de edição: 2000
edição dos autores, tiragem 500 exemplares
170 páginas em papel couché, formato A4
Preço: 50 euros

Contacto dos Autores:
José Alberto Ferraz da Veiga Ferreira
Rua Manuel Bandeira 147-93
Porto
Fax 226090036
Telemóvel: 968019684


À venda também na Quinta Vilar de Matos, Junqueira, Vila do Conde

4 comentários :

ManuelaDLRamos disse...

Realmente não se entende que este livro excepcional sob todos os aspectos não se encontre à venda nas livrarias! Pelo menos nas que frequentamos. Se alguém souber de algum outro local onde possa ser adquirido (para além dos já mencionados) agradecíamos a informação.

Anónimo disse...

Obrigado, Paulo. Tal como a pessoa que comentou antes de mim, também nunca vi esse livro em nenhuma livraria de Lisboa.

Anónimo disse...

nao e facil de encontrar um livro por 50 euros nos tempos de hoje um livro por 50 eurostem que der forrado a ouro

Anónimo disse...

Se os caros colegas amantes das camélias, estão com dificuldades para comprar o livro ai em Portugal, imagem eu, uma iniciante mas apaixonada pelo tema, e pobre do brasil. Espero um dia ter acesso a todas estas lindas fotografias. estou começando a cultivar em uma fazenda de uma amiga em Minas Gerais.