02/07/2004

Os nomes das árvores -Ligustro

Ligustro é a designação indiferenciada para as árvores e arbustos do género Ligustrum da família das Oleáceas. Derivado de ligar, o termo deve-se à flexibilidade dos ramos mais jovens que davam para ligar, atar. Também são conhecidos por alfenheiros (ou alfeneiros).

Apenas uma espécie é originária da Europa: o Ligustrum vulgare, muito utilizado para sebes, e cujas folhas, ramos e frutos eram tradicionalmente usados para tingir. São chamados também santantoninhas pois costumam estar em flor em Junho, pela altura do Santo António.

Os outros ligustros maiores, de porte arbóreo (mas nunca acima de cerca de 10 metros) são de origem asiática. O Ligustrum lucidum (do Japão, China e Coreia) é o mais comum e é também o mais alto de todos; tem as folhas brilhantes, sendo por isso chamado em inglês glossy privet.

O Ligustrum japonicum (Japão e Coreia), tem as folhas de bordos avermelhados.

Ao Ligustrum sinensis, está ligado um português: o padre jesuita João de Loureiro (1710-91) a quem se deve a primeira descrição da espécie, por um ocidental, na sua Flora Cochinchinense >.

Em catalão chamam oliveretas aos ligustros por causa dos pequenos frutos, bagas negras azuladas, que fazem a delícia dos pássaros e ... de quem os fica a observar.
..............
Imagem original in Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz, 1885 (in > BioLib-Library of biological books)

Mais apontadores externos: Privet in Wikipedia > ; Ligustrum sinense > in Dave's Garden ; Troène > in Les arbres e > in Au jardin, conseils en jardinage.

Sem comentários :