28/01/2013

De pólen azul

Geranium columbinum L.


Nome comum: Bico-de-pomba-maior
Ecologia: Erva ruderal, surge em prados, bermas de caminhos, baldios, campos cultivados e bosques
Distribuição global: Europa, excepto o extremo norte, região mediterrânica e Médio Oriente, sudoeste da Ásia e noroeste de África.
Distribuição em Portugal: Segundo a Flora Ibérica, há registo da sua presença no Alto Alentejo e Algarve, Beiras Alta, Baixa e Litoral, Estremadura, Douro Litoral e Minho. Amaral Franco, na Nova Flora de Portugal, considera-o raro a norte.
Época de floração: Abril a Setembro
Data e local das fotos: Maio de 2012, Macedo de Cavaleiros
Informações adicionais: Esta é uma herbácea anual peludinha com caules frágeis que podem atingir os 60 cm de altura. As folhas palmadas, de contorno orbicular, são recortadas quase até à base em segmentos que, por sua vez, parecem trifurcados. Cada pedúnculo, bastante maior do que o pé das folhas que saem do mesmo nó, é encimado por duas flores com pétalas roxas, anteras azuladas e estigmas cor de rosa. Tem parecença acentuada com o G. dissectum, mas neste último, que é densamente pubescente, as hastes florais são notoriamente mais curtas e as sépalas têm uma pragana [= filamento aguçado na ponta da sépala como os que se vêem na última foto] menor.

1 comentário :

bea disse...

Que maravilha são os arcos naturais das ervas dos caminhos!
Saliento: a elegância da segunda flor enquanto espera, o breve recorte das pétalas,a leveza tripartida das folhas, moldura do matiz tom sobre tom da corola. E não sei se um deus, se a natureza, se por acaso.
Mas dúctil é quem se ocupa na perfeição de seres tão pequenos e frágeis. E se um acaso, há de ser divino que não me recordo de um homem ter feito, ao vivo e a cores, nada tão bonito.