21/05/2007

Sobreiro de S. Geraldo



Fotos de Eduardo Basto

«Não me estou a fazer à publicação no DcA, (...) mas achei que se calhar vos interessaria. A árvore, aparentemente mais acarinhada que o costume, fica em Veiros, que é uma terrinha mais ou menos entre Estarreja e a Murtosa — até há uma placa na estrada a dizer "árvore monumental" ou algo parecido, já não me lembro bem. Não sei cá PAPs nem coisas nenhumas dessas, mas a árvore tem um aspecto invulgar, bastante curioso, com o tronco curto mas ainda assim muito irregular.»

Claro que nos interessa e muito, Eduardo. É um exemplo do que nós gostaríamos que fosse feito com todas as árvores de interesse público no país: divulgadas e acarinhadas. No Porto, onde nem uma só dessas árvores tem placa, quase ninguém repara nelas ou sabe da sua existência. Estão pois de parabéns a população de Veiros, a sua paróquia (que é proprietária da árvore) e ainda, por promoverem este sobreiro multi-centenário como património local digno de ser visitado, a Junta de Freguesia de Veiros e a Câmara de Estarreja.

1 comentário :

a d´almeida nunes disse...

Bom dia.
Excelente exemplo de como se devia actuar em muitos outros casos espalhados por esse país fora.
Já tenho emitido esta opinião frequentemente aqui em Leiria, mas parece que não nos ouvem.
Temos um caso, há uns anos atrás, aquando do 50º aniversário do Ateneu Desportivo de Leiria, em que se colocaram algumas placas identificadoras de árvores plantadas, na altura, pela cidade. Poucas mas foi um acto interessante. Pelos vistos, meramente simbólico. Essas placas estão a desaparecer umas a seguir às outras. Ou porque se fazem obras e as placas desaparecem, pura e simplesmente. Ou porque, inexplicavelmente, desaparecem ou são vandalizadas. Ninguém as substitui.
Tenho uma foto duma dessas placas que estavam no Largo da Sé, em Leiria. Comuniquei aos funcionários que essa placa (um paralelo em cimento com a identificação da árvore e outros dizeres, em mosaico a azul). Andou imenso tempo pelo chão do Largo da Sé, ora aqui ora acolá. Onde está ela?! Ninguém com responsabilidade oficial se interessou pelo asunto.
Lastimável.
-
http://dentrodetioleiria.blogspot.com/2007/05/freixo.html
Se for possível darem-me uma ajuda.
Um abraço
António