22/05/2007

Boa notícia

.

O lançamento do site que disponibiliza on line algumas das colecções do Herbário do Departamento de Botânica > da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra é uma óptima notícia assinalando da melhor maneira o Dia Mundial da Biodiversidade que hoje se comemora.

Fotografias Cycas revoluta > no Jardim (2006.05) e no Museu (2006.11)- clicar para aumentar
Apontadores:
  • Video de apresentação do Coimbra Herbarium
  • "Inauguração da versão virtual do maior Herbário Português, em Coimbra"- no Naturlink
  • "UC lança colecção virtual com mais de 30 mil plantas" in Ciência Hoje
  • «O Herbário de Coimbra (sigla internacional COI) tem uma colecção que ultrapassa os 700.000 exemplares, de longe a maior do país e a segunda da Península Ibérica. O sítio na Internet que amanhã se inaugura foi um projecto financiado pelo POSC (Programa Sociedade do Conhecimento-685/2.2/C/CEN), alojado na FCTUC e em colaboração com a Naturlink (http://www.naturlink.pt/). » in CienciaPT
  • «O herbário do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências da e Tecnologia da Universidade de Coimbra está agora disponível no endereço http://herbario-digital.bot.uc.pt/ A iniciativa pretende assinalar a passagem do Dia Mundial da Biodiversidade. (...) Segundo Fátima Sales, directora do herbário, este mega projecto visa "não só a disponibilização gratuita a nível mundial de informação contida nesta colecção biológica, mas ainda intervir com qualidade e em português, com a diferença que o estatuto de investigação universitária a ele associado lhe permite, na educação científica na área da botânica associada à diversidade".» no Primeiro de Janeiro

2 comentários :

a d´almeida nunes disse...

Mais uma forma de obter informação para quem, como eu, aos 60 anos (tinha menos um quando me meti neste MUNDO da botânica devagarinho...com muitas hesitações, demasiadas talvez) quer aprender a conhecer as árvores, a tratá-las pelos nomes.
-
Tenho umas fotos dos Açores do ano passado (Agosto) onde mostro a floresta Macronésia de parte significativa da Ilha Terceira. Vou colocá-las num álbum da Google.
Prometi em tempos ao Paulo Araújo que havia de lhe mandar alhum desse material mas, durante algum tempo andei sem saber do CD com essas fotos. Antes que se percam.
-
Não descortinei o v/ e-mail para coisas "massudas". será dias-com-arvores@gmail?
Um abraço
António Nunes

Anónimo disse...

Ola Antonio
O nosso mail do blogue é como diz mas no sapo mas não sei quanto aguenta. Amanha respondo melhor. sim?
Manuela