16/02/2007

Umbilicus rupestris



Como grande barriga que é, a Terra tem naturalmente muitos umbigos a embelezá-la. Na zona mediterrânica, e apenas como moda de Outono/Inverno, ela usa estes umbigos-de-Vénus, plantas rasteiras da família Crassulaceae que entre nós se conhecem como sombreirinhos-dos-telhados. As folhas suculentas, em formato de roseta, exibem uma depressão central no ponto onde estão ligadas ao caule, e secam quando surgem as flores - que, claro, são estrelas verdes.

5 comentários :

Anónimo disse...

Sou servente de pedreiro, na construção civil, e em casas que reconstruímos existe uma enorme quantidade destes umbigos nas paredes e chão húmidos. O pedreiro a quem presto serventia garantiu-me que estas plantas têm uso medicinal. Será verdade? E para que uso medicinal?

Anónimo disse...

Parece que sim , que é uma planta com muitas propriedades medicinais, usada antigamente e com futuro. Ora veja só o que dizem aqui

Também é interessante ler o que a Cotyledon Umbilicus Mr Grieves diz sobre esta planta de muitos nomes.

(antecipei-me à eventual resposta da Maria, mas como a sua pergunta me deixou curiosa, fui ver o que encontrava e aqui fica ;-)

Rosa disse...

Não resisto a acrescentar mais dois nomes, Fonógrafo (no Porto) e Inhame-de-lagartixa (na Madeira) pelos meus lados na zona de Mafra chamam-lhe Bifes. O povo usa-a como calmante e antiepilética. Emprega-se o suco da planta (5 a 30 g.) ou o extrato (o,25 por dia).
Refere o Dr. Oliveira feijão no seu Medicina pelas plantas.

shark disse...

Olá boa Noite!
Apenas gostaria de acrescentar que as flores desta planta são comestiveis nos países Asiáticos (saladas). A seiva é utilizada nas feridas como Batadine, eu quando era miudo utilizava-a!

Parabéns pelo Blog! Gostei!

Miguel Drummond de Castro disse...

Tenho-as cá, espontâneas e em gande quantidade. Acho-as maravilhosas, De manhã, ficam prladas com uma gota de orvalho ao centro.

Umbigos de Vénus? Uau, que sexy.

Também gostei de saber que tem esses fins medicinais, e que se podem comer. Cruas?

Vou experimentar fazer uma sopa, primeiro.

Obrigado ao blogger e a todos os que postaram comentários.

Abraços,

Miguel