16/06/2006

Colhendo a flor de tília

.

As flores da tília são branco-amareladas, em grupos de 5 a 10 num pedúnculo comum soldado a meio de uma bráctea; têm 5 sépalas, 5 pétalas e numerosos estames. A floração não dura muito tempo, por isso as flores se dizem efémeras: colhem-se da árvore durante o mês de Junho, mais cedo ou mais tarde conforme a região, devendo ser secas à sombra e conservar-se longe da luz e do ar.


Fotos: Ramalde- Junho 2005
Faça chuva ou faça sol, esta tília é a única imagem de ordem no triângulo 'desajardinado' e no passeio, ambos selvaticamente invadidos pelos carros. De ordem e de conforto.
Este ano, as flores dos ramos mais baixos já foram quase todas colhidas: presumo que por lá tenha passado a senhora que, no ano passado por esta altura, me confidenciou ter o hábito de todos os anos as colher enquanto espera pelo autocarro. Para fazer 'chá'.
A infusão das flores de tília continua a ser muito usada entre nós, devido ao seu sabor suave e às suas propriedades ligeiramente calmantes e diaforéticas. A França é um dos países com maior tradição no consumo de 'tisane de tilleul'.
Sobre estas e outras propriedades medicinais da planta: Herb Information, Linden , Lime tree ;
ver também Tilleul e Tilia (Wikipedia)

(Post a pedido de várias famílias ;-)

7 comentários :

eduardo b. disse...

Isso das propriedades diaforéticas é que me lixa um bocado, a mim que sou um consumidor desenfreado de infusão de tília. E já agora pergunto: pode-se fazer a infusão a partir das flores de qualquer variedade de tília?

Anónimo disse...

Obrigado Dias com árvores, obrigado Manuela. Pelo atendimento do pedido e pela utilidade da divulgação. Mais que atento, salvo seja, estou na expectativa de colher do site muito mais do que a flor da tília, muito mais do que a efemeridade. E colho, felizmente!

Unknown disse...

Bom dia,

tenho 2 tílias no nosso terreno e queria hoje começar a tirar as flores. Mas tenho uma dúvida quem perguntando às gentes locais já ouvi respostas diferentes. Ao lado de cada bloco de flores nasce uma folha fina ao comprido, diferente das folhas "normais" da árvore. Colho essa folha também e seco juntamente com as flores para infusão ou apenas as flores?

Obrigado

Paulo Araújo disse...

Segundo li em vários lugares, todas as partes da inflorescência (incluindo essas "folhas", que na verdade são brácteas) podem ser usadas na infusão.

Unknown disse...

Bom dia Paulo,

dúvida tirada, vou começar!

Muito obrigado

Unknown disse...

Alguém pode ajudar-me?
Tenho uma árvore no quintal que comprei à alguns anos (+-8 anos), supostamente uma tília, mas nunca deu flor, é possível? ou há espécies que não dão flor?
Obrigado

Maria Carvalho disse...

Todas as espécies de tília dão flor. Se nos enviar uma folha da sua árvore (para dias.com.arvores@sapo.pt), tentaremos verificar se é ou não uma tília.