25/12/2005

a noite de natal

«(...) Então Joana foi ter com os primos. Daí a uns minutos apareceram as pessoas grandes e foram todos para a mesa. Tinha começado a festa do Natal.
Havia no ar um cheiro de canela e de pinheiro. Em cima da mesa tudo brilhava: as velas, as facas, os copos, as bolas de vidro, as pinhas doiradas. E as pessoas riam e diziam umas as outras: "Bom Natal". Os copos tilintavam com um barulho de alegria e de festa. E vendo tudo isto Joana pensava:
-Com certeza que a Gertrudes se enganou. 0 Natal é uma festa para toda a gente. Amanhã o Manuel vai-me contar tudo. Com certeza que ele também tem presentes.
E consolada com esta esperança Joana voltou a ficar quase tão alegre como antes.
0 jantar do Natal era igual ao de todos os anos. Primeiro veio a canja, depois o bacalhau assado, depois os perus, depois os pudins de ovos, depois as rabanadas, depois os ananazes. No fim do jantar levantaram-se todos, abriu-se de par em par a porta e entraram na sala.
As luzes eléctricas estavam apagadas. Só ardiam as velas do pinheiro.
Joana tinha nove anos e já tinha visto nove vezes a árvore do Natal. Mas era sempre como se fosse a primeira vez. Da árvore nascia um brilhar maravilhoso que pousava sobre todas as coisas. Era como se o brilho de uma estrela se tivesse aproximado da Terra. Era o Natal. E por isso uma árvore se cobria de luzes e os seus ramos se carregavam de extraordinários frutos em memória da alegria que, numa noite muito antiga, se tinha espalhado sobre a Terra.
E no presépio as figuras de barro, o Menino, a Virgem, São José, a vaca e o burro, pareciam continuar uma doce conversa que jamais tinha sido interrompida. Era uma conversa que se via e não se ouvia.
Joana olhava, olhava, olhava. As vezes lembrava-se do seu amigo Manuel. Um dos primos puxou-a por um braço.
- Joana, ali estão os teus presentes.
Joana abriu um por um os embrulhos e as caixas: a boneca, a bola, os livros cheios de desenhos a cores, a caixa de tintas. À sua volta todos riam e conversavam. Todos mostravam uns aos outros os presentes que tinham tido, falando ao mesmo tempo.
E Joana pensava:
-Talvez o Manuel tenha tido um automóvel.
E a festa do Natal continuava. As pessoas grandes sentaram-se nas cadeiras e nos sofás a conversar e as crianças sentaram-se no chão a brincar. Até que alguem disse:
- São onze horas e meia. São quase horas da missa. E são horas de as crianças se irem deitar.
Então as pessoas começaram a sair.
0 pai e a mãe de Joana tambem saíram
- Boa noite, minha querida. Bom Natal - disseram eles. E a porta fechou-se.
Daí a um instante saíram as criadas. (...)»

in A Noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen

A 1ª edição desta obra, em 1959, foi ilustrada por Maria Keil; em 1989 é publicada pela Figueirinhas com ilustrações de Júlio Resende.)

(relacionado: Árvore de Natal )

4 comentários :

Maria Celeste Ramos disse...

Olá "dias-com-árvores", também de Natal
Gosto muito do vosso site que é muito bonito e interessante, cultural e informativo, leve e grande prazer de ler e aprender
obrigada
Santo Natal e que em 2006 consigam "salvar" os Aliados
maria celeste ramos

ManuelaDLRamos disse...

Muito obrigada e que o ano de 2006 seja bom para as paisagens e cidadania de Norte a Sul :-)

Maria Celeste Ramos disse...

MC
obrigada mais uma vez
quanto ao blog "mal" iniciado de paisagens-cidadania (falta de prática mas lá irei), e ao v/ simpático comentário para com as "paisagens de norte a sul",por enquanto incido mais em escrever no blog www.infohabitar.blogsopt.com - que gostaria fossem lendo se possível porque trata de mais "coisas" do que habitação, e, entretanto, poderá haver assuntos "interceptados (áveis)".
Não sei o que pensam mas seria interessante haver encontro de preocupações - as vossas e as "nossas" e remar para o mesmo sentido pois que já há tantos blogs, cada um a falar para o su "lado" que só o acaso pode reunir
"2006 - que seja ano de eficácia para além da "palvra escrita" e seja também de união de blogs que pretendem salvar a memória dos homens que deixaram "de pedra e flores" e aqui habitam e amam o país e paisagens-dentro e fora da cidade - que amam as árvores e as flores - e as ruas limpas e sem "buracos" de qualquer natureza
até breve
maria celeste ramos (MC)

Anónimo disse...

Obrigado Manuela. Retribuo o apreço. Desejo-lhe o melhor para o Novo Ano que aí vem.