10/12/2005

Japoneira e plátano na Rota do Românico do Vale do Sousa

.

Japoneira em flor no adro da Igreja de S. Salvador de Paço de Sousa - Dezembro 2003

Há dois anos fui a Paço de Sousa com o objectivo de conhecer os carvalhos alvarinhos monumentais, considerados de interesse público, da Casa da Companhia, uma casa solarenga situada nas imediações do antigo mosteiro beneditino de Paço de Sousa. As fotografias que fiz dos carvalhos (o maior dos quais perdeu entretanto uma das suas mais imponentes pernadas) ficarão para uma outra ocasião, até porque o que mais chamava a atenção nessa tarde fosca de Dezembro, era a belíssima japoneira em flor ali logo à entrada do cemitério.
Destacava-se também entre outras árvores um imponente plátano com o tronco enclausurado numa espécie de quiosque que vende "comes e bebes".


As japoneiras em flor e outras árvores magníficas destas paragens são mais uma boa razão para se fazer a Rota do Românico do Vale do Sousa.
.

1 comentário :

Anónimo disse...

Parabéns pelas fotos, comentários, etc. Muito gostoso navegar neste site.
Completando os comentários, a árvore Japoneira, é a Camélia Sanensis, cuja informação é que foi descoberta nas encostas da montanhas de Chyan e Yuanan na China. Dessa árvore é feito o famoso chá verde, muito bom para saúde humana.