23/11/2005

Clematis



O género Clematis, da família Ranunculaceae, contém mais de 200 espécies de trepadeiras ou herbáceas, a maioria de folha caduca, originárias da Europa, China (que abriga a maior diversidade), Japão e América do Norte. Algumas espécies exibem flores grandes com caprichosas modulações de cor, por isso os numerosos cultivares são especialmente interessantes para os bioquímicos e floricultores. As sépalas têm formato estrelado e muitas vezes, como na foto, parecem formar duas flores sobrepostas.

Nas espécies escandentes, de uso frequente como sebes ou para ornamentar muretes, treliças e pórticos, as gavinhas enrolam-se em hélice como nas videiras, habilidade associada ao termo grego klema. As sementes são outro atractivo desta planta pois amadurecem em estruturas brancas, sedosas e penugentas que em língua inglesa se conhecem como old man´s beard. A designação travellers´ joy, também comum, dispensa explicações.


Fotos: pva 0510

1 comentário :

Maria Carvalho disse...

Há exemplares de Clematis dignos de uma visita demorada na Quinta de Sto. Inácio (em Gaia) e na Quinta de Villar d'Allen (no Porto).