03/05/2005

Primavera vedada ao público


Flores de castanheiro-da-Índia em Serralves

Os jardins de Serralves têm estado a ser alvo de obras de beneficiação. Lamenta-se que o calendário desta intervenção não tenha em conta que nesta altura do ano as plantas estão mais deslumbrantes, pela folhagem nova e/ou floração vistosa, e nos seja vedado o acesso à maior parte do parque, incluindo o roseiral, o bosquete de faias e as alamedas de castanheiros-da-Índia. Não permitir que as apreciemos de perto é adiar por mais um ano o natural consolo que as plantas reservaram para nos dar agora e que assim se desperdiça.


Viburnum opulus em Serralves

Apesar de tudo, em lugar visitável, sobram alguns arbustos interessantes como este noveleiro, da espécie Viburnum opulus, variedade Sterile. Originário da Ásia e Europa, tem folhas que se assemelham às do Acer saccharum (daí, talvez, o epíteto latino opulus) e se tornam rubras no Outono. As flores lembram bolas de neve, são parecidas com as hortênsias, mas são estéreis, por isso esta variedade só se propaga por estaca.

Outros viburnos
Fotos: pva 0405

4 comentários :

Unknown disse...

Oh! Estava a planear dar lá uma saltada um destes domingos :(

Pus uma foto no meu blog duma flor que não sei identificar, se quiser dar uma espreitadela e ver se é alguma conhecida, era porreiro ;o)

Maria Carvalho disse...

Não conseguimos ver as fotos do seu blog. E estamos tão curiosos quanto à flor...

ManuelaDLRamos disse...

Claudia a Maria esqueceu-se com certeza de dizer que vale a pena ir na mesma a Serralves. Apesar de parte dos seus jardins estar vedada pode-se passear na outra parte e há ainda bastante por onde andar. Mas se vai como nós por vezes vamos com a ideia de ir a um local específico (o roseiral, a alameda de castanheiros, o faial, etc.) é que é mais complicado. Mas vale sempre a pena ir a Serralves ;-)
No entanto eu vim aqui comentar principalmente para dizer que vejo perfeitamente a foto das flores (mas não sei que flores são...parecem-me crocus, mas confesso que não sei ao certo). E se perguntasse à jardineira do meu jardim?

Unknown disse...

Pois é, a ideia era ver o roseiral... Tenho ido a Serralves muitas vezes, mas sempre em alturas de Verão ou Outono, e digo sempre com os meus botões "tenho que vir cá em Maio para ver as rosas como deve ser"...
Parece que várias pessoas têm dificuldades em ver as fotos do meu blog. Quando tiver tempo vou ver se mudo a forma de inserção, talvez alojando-as num dos sites propostos pelo blogger...
Manuela, os crocus são baixinhos, não é? Esta tem um caule bem comprido, alto e fino...
Obrigada!