21/03/2005

Árvores do Jardim do Carregal #8



Fotos: pva 0411/0502 - Chamaecyparis lawsoniana - Jardim do Carregal e Palácio de Cristal (Porto)

(...)«salsinha» é só salsa picada ou um nome genérico para tudo que num prato é puro adorno. (...) Os defensores da salsinha dizem que ela só existe para bonito, o que só confirma nossa posição: o enfeite não serve para nada e rouba espaço da comida. Mas na cozinha mais preocupada com estética do mundo, a japonesa, é raro se ver salsinha. Você encontra pássaros diáfanos feitos de nabo ou pagodes de gengibre na beira dos pratos, é verdade, mas aí não é mais salsinha. Aí é filosofia.
Luis Fernando Verissimo

A folhagem da Chamaecyparis lawsoniana, perene, escamiforme, disposta em ramagem achatada e rendada como a das avencas, e os cones que parecem novelos pequeninos e se agrupam nas pontas dos ramos, fazem esta conífera assemelhar-se aos ciprestes (cyparis) e às tuias, que são de facto da mesma família (Cupressaceae). Mas a copa densa é piramidal, o hábito é pendente e este género pode atingir 50 metros de altura. O ritidoma descasca-se em tiras, deixando ver o tronco avermelhado, que frequentemente se ramifica desde a base, formando apêndices colunares que rastejam (a palavra grega chamai significa justamente deitado no solo) antes de ascender e lhe dão aspecto de âncora (ou candelabro ou tromba de elefante, as opiniões aqui dividem-se).

No Porto esta espécie frondosa ornamenta muitas praças e jardins. Os exemplares da primeira foto, com cerca de 20 metros de altura, vegetam no Jardim do Carregal e apresentam um porte notável, o que confirma o apreço deste género por climas amenos e solos húmidos mas bem drenados como foi o da zona do Carregal até o caudal do rio Frio ser desviado.

Esta espécie é conhecida como cedro-branco (mas não é um cedro) e é originária da América do Norte. Crê-se que chegou à Europa em 1854 e que as primeiras sementes bem sucedidas foram plantadas por Charles Lawson, que lhe dá o nome.

Diz quem entende de perfumes que as folhas desta resinosa têm aroma de salsa.

Anteriores na mesma série: #1, #2, #3, #4, #5, #6, #7

Sem comentários :