24/03/2005

Março na Rotunda

.

Fotos: mdlramos 0403 - Tília a folhar* e canteiro colorido com azálea, camélia e miosótis na Rotunda da Boavista.

Não tenho tido oportunidade de passar na Rotunda e dou por mim por vezes a pensar se as azáleas estarão floridas e se já terão disposto os miosótis. Claro que imediatamente"caio na real": «Então não te lembras que já não há canteiros ?!» Pois é... ;-( As camélias ficaram mas não me recordo se tiraram as azáleas. Tenho que ir ver.

Entretanto hoje, nem a propósito, um outro texto de Teresa Andresen saído no Público-Local (e que também não está on line na versão do jornal em html) sobre a "obra da Rotunda" leva-me a publicar aqui estas fotos de como o jardim era antes. (Logo que possível publicarei as fotos de depois - ou seja de agora)

*No dicionário- "folhar: v. intr. cobrir-se de folhas."
É a primeira vez que uso este verbo e pergunto a mim mesma se a sua aplicação estará correcta. Deve ser o mesmo que "deitar folha".
Há muitas palavras em desuso - relacionadas com a temática que aqui nos ocupa- que não só adquirem, pela sua estranheza, um encanto especial, como também levam a que o leigo, neste caso, a leiga se interrogue sobre a sua adequação.
Já aqui se publicou uma série de epítetos aplicados às árvores- alguns verdadeiramente surpreendentes, e uma outra série de termos relacionados com frutos.
.

Sem comentários :