20/10/2004

"...Remarkable Trees..." - livros

.
Meetings with Remarkable Trees e Remarkable Trees of the World, de Thomas Pakenham, encontram-se indubitavelmente no topo da lista dos meus livros preferidos sobre árvores.
Com obra publicada (e premiada) na área da história de África, Pakenham, que é Presidente da Irish Tree Society, surpreende meio mundo em 1996, com o seu primeiro livro sobre árvores, Meetings with Remarkable Trees, em que retrata 60 árvores (ou grupos da árvores) verdadeiramente notáveis do Reino Unido.

.........
(Ambos os livros na Amazon.uk)
Em 2002, depois de uma odisseia de mais de 5 anos, conquista o resto do mundo com Remarkable Trees of the World (Ver aqui fotografias do livro).
A receita repete-se: fotografias extraordinárias e texto em que se combinam a informação do especialista exposta de modo não convencional e um humor verdadeiramente inspirador.

Nesta última obra, entre as 60 escolhidas, estão representadas duas árvores notáveis de Portugal: a gigante figueira-da-Austrália (Ficus macrophylla) do Jardim Botânico de Coimbra, protagonista das páginas que o autor intitula "Trust me. I'm a Python", e a internacionalmente famosa Araucaria bidwillii do Buçaco -a que Pakenham chama "A fossil Aussie (for Bussaco?)"- espécie também originária da Austrália a que já nos referimos anteriormente.

Sem comentários :