26/10/2004

O "espírito" do chá


Fotos: manueladlramos -0302

A propósito da fotografia da Camellia sinensis ou planta do chá aqui publicada, transcrevo algumas passagens do texto que acompanhou a demonstração do ritual do chá realizada no VIIº Encontro sobre aTradição Chinesa (Fevereiro 2002) no Convento da Arrábida, pela minha amiga e professora Sun Lam*.

«I-O chá e a cultura chinesa : Na tradição intelectual chinesa, o chá não é apenas um bebida. Constitui uma arte ritual e espiritual- é uma atitude, um momento de "beau plaisir", de repouso, de intimidade entre amigos, de harmonia com a natureza.
O "espírito do chá" reflete-se nos seguintes pensamentos/conceitos chineses:
"qian he"- humilde e gentil para os confucionistas;
"tiao he yin yang wu xing" -equílibrio do yin/ yang e os cinco elementos para os taoistas;
"Chan cha yi wei" -o gosto idêntico do Zen e do chá;
o "ku", o amargo sabor da vida para os budistas.

II- O ambiente para tomar chá: Para os intelectuais/letrados chineses, o local ideal para tomar chá é -Debaixo dos bambus e dos pinheiros; -Perto dos rochedos e das fontes; -À luz da lua ou ao sopro da brisa fresca -Em frente a uma janela clara e transparente. (...)

III- A água: amiga do chá: Há três categorias de água- a melhor é a da nascente da montanha; a seguir a dos poços e a menos boa, é a dos rios. (...) A temperatura ideal da água: para os chás verdes, 80º; para o chá Oolong: 90º. A observação da temperatura da água segue dois critérios: "o vento soprando do bosque dos pinheiros" (cerca de 75º), "olhos de peixe emergindo da fonte" (cerca de 85º) (...)»

(Traduzido de L'art chinois du thé- Démonstration du rituel et dégustation du thé chinois, Sun Lam)
* Docente do Centro de Línguas e Culturas Orientais (ILCH) da Universidade do Minho. Para saber mais sobre a atradição chinesa do chá, ler a versão completa, O chá na cultura chinesa, no site do referido centro.
.

Sem comentários :